quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Caixa de Ferramentas ou Caixa de Brinquedos?? Com qual delas a escola tem trabalhado?


A criança pouco tempo depois que nasce é incentivada a se movimentar e a ter curiosidade – continuar o que era natural quando estava no útero da mãe. Assim, ela começa a brincar pular, puxar coisas e é assim que sua vida começa.

Os anos passam e cada vez mais ela é incentivada a brincar: em casa, na pré-escola, todos admiram e elogiam cada descoberta que a criança faz em suas brincadeiras: a primeira cambalhota, a técnica de pular corda, enfim a criatividade. É claro que existem regras para o seu corpo, como não mexer em alguns objetos, não pular de determinada altura, mas são regras criadas para sua proteção.

Porém, algo acontece na vida da criança por volta dos seis anos! Ela irá adentrar num mundo em que na maior parte do tempo ela deverá ficar sentada, atenta e produzindo - o primeiro ano na escola. Seu tempo de brincar será muito curto e provavelmente chegará à conclusão de que o melhor momento da escola é o horário do recreio – momento em que poderá correr tocar o outro, ser livre! Já na escola, passará horas sentada... naquela cadeira desconfortável... Ficará olhando a nuca do colega. Terá hora para tudo, até mesmo para ir ao banheiro.

Chegou a hora de aprender! É o que dizem. Disciplina, horário, produção, silêncio, e imobilidade serão impostas, deixando assim, aos poucos, a espontaneidade que lhe era natural.

"O corpo carrega duas caixas. Na mão direita, mão da destreza e do trabalho, ele leva uma caixa de ferramentas. E na mão esquerda, mão do coração, ele leva uma caixa de brinquedos." Rubem Alves - Educação dos Sentidos. p.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário