segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quantos pesos e quantas medidas?

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, que é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento.
É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

A mensagem trazida é muito interessante, podemos refletir e tirar aprendizados para nosso dia a dia, e aproveitar ao máximo os bons momentos. Entretanto, muitas pessoas tem se valido dela para justificar atitudes que prejudicam outras. Passa-se por cima de valores, de sentimentos, de pessoas e diria até que de si próprio... Mentiras e traições são praticadas em prol do "aproveitar o momento". Pessoas ficam feridas e tantas outras consequências...

Fico exasperada com tamanha distorção. Propositalmente a ética é deixada de lado...
Que valores temos vivido?
Importante salientar que quando falo em valores, não estou me referindo à religião. A moral tem a ver com religião, mas os valores têm a ver com a ética.

“A ética tem a ver com a preocupação pelas consequências das próprias ações sobre o outro. Por isso, para ter preocupações éticas, devo ser capaz de ver o outro como um legítimo outro em convivência comigo [...]” (MATURANA)

Grosso modo: "Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário