quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Sapiência de um certo Caipira...

Ouvi esta história dezenas de vezes durante minha infância e adolescência. Não faço a mínima ideia se é uma história folclórica do nordeste ou se é invenção do meu pai.

É mais ou menos assim...

Certo dia, um forasteiro chega a uma cidade do interior, bate palmas na frente da casa de uma senhora, puxa conversa e diz: "a senhora sabia que dá pra fazer sopa de pedra?" Ela desconfiada, fala que é impossível!
Então ele responde que irá mostrar a ela como fazer e calmamente completa: "vou buscar as pedras e enquanto isso a senhora separa os outros ingredientes." Os ingredientes eram: batata, cebola, cenoura, tempero verde, um pouco de carne, um punhado de macarrão, sal e pimentinha.

Pouco tempo depois ele retorna, pede licença e entra na casa da senhora, e ela curiosa: manda que ele entre. Ele lava bem as pedras, coloca na panela e começa a colocar todos os outros ingredientes com água "para fazer um bom caldo" disse ele.

Assim que a sopa ferveu bem e estava um caldo bonito e um cheiro apetitoso, ele - com uma cara satisfeita - tira as pedras com a ajuda de uma concha e lá estava: a sopa de pedras!
A esperta dona da casa ficou olhando ele comer e pensou:
" Cabra sabido!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário