sexta-feira, 31 de julho de 2009

Quarto mágico......Descobrindo coisas do Mundo!

Meu quarto não teve janela durante um tempo, ou melhor, tinha mas estava estragada. Sendo assim, ele era escuro mesmo durante o dia. Algo interessante acontecia nele: quando o quarto estava escuro, e tinha sol forte na rua, podia ver imagens na parede que ficava de frente para a rua e que tinha uma cortina branca com algumas estampas de gatinhos. Certo dia percebi que havia uma fresta na parede (Ah! esqueci de dizer que a casa era de madeira) por onde entrava a luz do sol e iluminava a cortina e que eu "via" de cabeça para baixo (acho que era de cabeça para baixo, bem não tenho certeza!) o que estava acontecendo na rua.
Mas não seria imaginação minha?? Pensei comigo: vejo o carro passando porque ouço o barulho e o imagino... então quando eu via as coisas na cortina, descia correndo da beliche e ia a té a janela da sala olhar e acertava na mosca, sempre acertava! Ora era um carro, ora um transeúnte. E passei a ficar tempos ali observando e pensando: incrível! o que será isso?
Nunca perguntei a ninguém, e anos depois ouvi algo numa aula de física ou de biologia, não me lembro mais. Não ficou muito claro, mas tinha algo a ver com os princípios da visão e de como funciona o olho...passados mais alguns anos, fiquei sabendo que tinha a ver também com uma técnica fotográfica chamada pinhole* e pesquisei num site chamdo lata mágica e o fenômeno do quarto mágico foi finalmente explicado... Pena que na época eu não tinha uma máquina fotográfica para capturar aquela "fenômeno" intrigante e que me entreteu durante várias tardes. Fazemos descobertas a todo instante...basta olhar a nossa volta.
pinhole - do inlês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir qo fenômeno fotográfico se dê em uambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formaçãoimagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este méodo é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade.

Saiba mais sobre a técnica pinhole no site: http://www.latamagica.art.br/
Veja também: http://www.youtube.com/watch?v=TEfIjCPl25w

Nenhum comentário:

Postar um comentário